A partir de 1º de maio de 2025, São Paulo será palco de uma das maiores mostras já dedicadas a Andy Warhol fora dos Estados Unidos. Intitulada “Andy Warhol: Pop Art!”, a exposição ocupará o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), no bairro de Higienópolis, até 30 de junho. Com mais de 600 obras provenientes do The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh, a mostra promete mergulhar o público no universo vibrante do ícone da Pop Art, reunindo pinturas, serigrafias, esculturas, fotografias, instalações e filmes experimentais.
Warhol, conhecido por transformar elementos da cultura popular em arte, terá suas criações mais emblemáticas expostas, como os retratos de Marilyn Monroe, Elvis Presley, Pelé e as famosas latas de sopa Campbell’s. A curadoria, assinada por Amber Morgan e Priscyla Gomes, destaca a pluralidade do artista, abrangendo todas as fases de sua carreira. “Viabilizar esta gigantesca retrospectiva é um marco para a arte e a cultura em nosso país. Warhol foi um visionário que aproximou a expressão artística do grande público. Estamos entusiasmados em proporcionar essa oportunidade única para os amantes dos museus e também para aqueles que terão o primeiro contato com o universo vibrante da Pop Art”, afirma Paulo Bonfá, co-fundador do Instituto Totex, organizador da exposição.
A mostra, distribuída em 2 mil metros quadrados, oferece uma experiência imersiva, com algumas obras sendo exibidas pela primeira vez fora de museus. O público poderá visitar de terça a domingo, das 9h às 20h, com ingressos variando entre R$ 25 (meia-entrada) e R$ 70, disponíveis no site oficial ou na bilheteria do MAB-FAAP, sem taxa de conveniência. “A FAAP segue cumprindo a sua missão de ampliar o diálogo, formar público e estar um passo à frente no circuito das artes. Receber a exposição de Andy Warhol, gênio da Pop Art, busca também comungar com o nosso público a arte e as ideias desse grande artista”, declara Celita Procopio de Carvalho, Presidente do Conselho de Curadores da FAAP.
Além do impacto artístico, a exposição reforça a relevância de Warhol como um precursor da cultura visual contemporânea, influenciando moda, publicidade e cinema. “As inquietações e o pensamento que Andy Warhol trouxe para as artes se desdobram em muitas frentes. Queremos que essa exposição amplie ainda mais o entendimento e a importância das artes e de suas ramificações”, complementa Pilar Guillon Liotti, Conselheira do MAB FAAP. Localizado na Rua Alagoas, 903, o MAB-FAAP espera receber um público diverso, de entusiastas a novos admiradores, para celebrar o legado de um artista que redefiniu os limites entre o cotidiano e a arte.
Comente!