Na tarde desta segunda-feira, 31 de março, um forte temporal atingiu a região do Grande ABC, na Grande São Paulo, resultando em mais de 44 mil imóveis sem energia elétrica. As cidades afetadas incluem Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.
Santo André foi a cidade mais impactada, com 24.749 endereços sem luz, representando mais de 6% da população local. Além da falta de energia, diversos pontos de alagamento foram registrados, incluindo as Avenidas dos Estados e José Antônio de Almeida Amazonas, além das ruas Catequese com a Figueiras.
A estação Santo André da Linha 10-Turquesa da CPTM também foi afetada, com alagamentos na plataforma de entrada e nos trilhos, dificultando a mobilidade dos passageiros. Além disso, o shopping Grand Plaza, localizado no centro de Santo André, foi invadido pela água, causando transtornos a lojistas e clientes.
A Enel, companhia responsável pela distribuição de energia na região, informou que equipes estão trabalhando para restabelecer o fornecimento o mais rápido possível. Clientes podem registrar falta de energia através dos canais digitais da empresa, como o site oficial, aplicativo para smartphones ou pelo WhatsApp.
A Defesa Civil emitiu alertas severos para a região e recomenda que a população evite áreas alagadas e redobre a atenção durante deslocamentos. A operação Chuvas de Verão, que terminaria hoje, foi prorrogada até 15 de abril, visando prevenir e atender ocorrências relacionadas às tempestades.
Comente!