
Neste sábado, 10 de maio, ocorre o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o estado de São Paulo. A ação faz parte da mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, totalizando cerca de 19,3 milhões de pessoas no estado.
Em São Paulo, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMA/UBS Integradas estarão abertas das 7h às 19h. Além da vacina contra a gripe, serão oferecidas imunizações contra dengue, febre amarela, sarampo e outras doenças, permitindo a atualização da caderneta vacinal para crianças, adultos, gestantes e idosos.
A campanha é voltada para diversos grupos prioritários, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e da educação, pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança e salvamento, população em situação de rua e pessoas privadas de liberdade.
A vacinação é gratuita e não requer agendamento. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. Profissionais devem levar comprovante de vínculo empregatício, e pessoas com comorbidades, laudo médico.
A iniciativa ocorre em um momento de aumento de casos de doenças respiratórias no país, com destaque para o vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças pequenas e o crescimento das infecções por influenza em idosos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação pode reduzir em até 60% os casos graves e óbitos por gripe.
Para mais informações sobre os locais de vacinação e os grupos prioritários, acesse o site da Prefeitura de São Paulo: Vacinação Contra a Influenza 2025.
Comente!