
Uma pesquisa recente do instituto PoderData revelou que 50% dos eleitores que dizem conhecer Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprovam sua atuação como primeira-dama. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 17 de março de 2025, com 2.500 entrevistados em 198 municípios em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O estudo aponta que 82% dos entrevistados afirmam conhecer Janja — 43% dizem conhecê-la bem, enquanto 39% apenas ouviram falar. Entre esses eleitores, 29% aprovam sua atuação, enquanto 21% não souberam ou não quiseram opinar.
A desaprovação é mais elevada em determinadas faixas da população. Entre os eleitores do Centro-Oeste, 53% desaprovam Janja, assim como 50% das pessoas com 60 anos ou mais e 49% dos entrevistados com renda entre dois e cinco salários mínimos. Outro dado relevante é que a desaprovação entre eleitores de Lula (49%) é ligeiramente maior do que entre os que votaram em Jair Bolsonaro (44%) nas eleições de 2022.
Desde o início do atual governo, Janja tem tido uma presença ativa em eventos oficiais, cerimônias públicas e viagens internacionais ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sua participação frequente no cenário político tem gerado debates sobre o papel das primeiras-damas e a influência que podem exercer em decisões de governo.
Comente!