Grande São Paulo

Datafolha: percepção de violência cresce mais em SP

São Paulo lidera crescimento do sentimento de insegurança entre as capitais.

Um levantamento recente do Instituto Datafolha revela que a percepção de violência nas cidades paulistas cresceu de forma mais acentuada do que na média nacional. O estudo indica que 59% dos entrevistados em São Paulo afirmam que a violência aumentou nos últimos 12 meses, ante 50% no restante do Brasil.

Apesar de o sentimento de insegurança ter se intensificado, o número de pessoas que relataram roubos de celular em seu círculo próximo manteve-se estável entre 2023 e 2024. Ainda assim, quase metade (46%) dos paulistas disseram conhecer alguém que foi vítima desse tipo de crime recentemente.

A pesquisa também sugere que fatores como aumento da visibilidade de casos violentos, cobertura midiática e eventos de grande repercussão, como chacinas, podem ter influenciado essa percepção. Em São Paulo, episódios de violência policial têm sido frequentemente noticiados, o que pode contribuir para o sentimento coletivo de insegurança.

O levantamento foi feito entre os dias 1 e 3 de abril de 2025, com 2.002 entrevistas em todo o país, sendo uma amostra representativa da população adulta. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa reforça a importância de políticas públicas focadas não apenas em segurança efetiva, mas também na reconstrução da confiança da população em relação ao espaço urbano e às instituições de segurança.