Geral

Conclave 2025: veja como funciona a eleição do novo Papa

Cardeais se reúnem na Capela Sistina a partir desta quarta-feira (7) para escolher o sucessor de Francisco; saiba os horários e detalhes do processo.

O conclave para eleger o novo Papa começa nesta quarta-feira, 7 de maio de 2025, no Vaticano. Após a morte do Papa Francisco em 21 de abril, 133 cardeais com menos de 80 anos têm o direito de votar para escolher o 267º pontífice da Igreja Católica. O processo, que ocorre na Capela Sistina, é conduzido sob rigoroso sigilo e segue rituais tradicionais.

o Pontifice” na Basílica de São Pedro às 10h (5h no horário de Brasília). Às 16h30 (11h30 de Brasília), os cardeais entram na Capela Sistina, onde fazem um juramento de confidencialidade e participam de uma meditação conduzida pelo cardeal Raniero Cantalamessa. A primeira votação está prevista para ocorrer entre 18h e 19h (13h e 14h de Brasília).

Se nenhum candidato alcançar os 89 votos necessários (dois terços do total), uma fumaça preta será emitida pela chaminé da Capela Sistina, indicando que não houve consenso. Caso um Papa seja eleito, uma fumaça branca anunciará a decisão ao mundo. Nos dias seguintes, podem ocorrer até quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde. Se após 33 ou 34 votações não houver acordo, os cardeais podem optar por medidas extraordinárias, como limitar a escolha aos dois candidatos mais votados ou decidir por maioria simples.

O novo Papa será anunciado ao mundo com a tradicional frase “Habemus Papam” do balcão da Basílica de São Pedro. A cobertura ao vivo do conclave pode ser acompanhada pelo canal oficial do Vaticano no YouTube e por diversos meios de comunicação internacionais.