
Em resposta às devastadoras enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, diversas cidades do estado inauguraram monumentos para homenagear as vítimas e os voluntários que atuaram nos resgates. Em Porto Alegre, o “Monumento Heróis Voluntários” foi instalado na Orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro. A escultura, criada pelo artista plástico Ricardo Cardoso em parceria com a Merigo Estruturas Metálicas, retrata um barco com a inscrição “Fraternidade”, carregando socorristas, crianças e cães, simbolizando os esforços de resgate durante a tragédia. Com 6 metros de comprimento, 2 metros de largura e 4,5 metros de altura, a obra pesa 3,5 toneladas e representa a solidariedade demonstrada pela comunidade durante o desastre.
Além disso, no Parque do Pontal, também em Porto Alegre, foi inaugurado o “Monumento aos Voluntários Anônimos”. A escultura em aço, com dois metros de altura e 27 metros de comprimento, retrata 30 pessoas de mãos dadas, simbolizando o trabalho incansável dos voluntários civis que atuaram nos resgates.
Na cidade de Canoas, foi lançada a pedra fundamental de um novo monumento em homenagem aos voluntários da enchente de 2024. A obra será instalada na Praça J C Nozari, às margens da BR-116, local que se tornou um centro de acolhimento e esperança durante a tragédia.
Esses monumentos não apenas prestam homenagem às vítimas e voluntários das enchentes de 2024, mas também servem como lembretes da importância da solidariedade e da união em tempos de crise. Eles eternizam a memória daqueles que foram afetados pela tragédia e celebram o espírito comunitário que emergiu em meio à adversidade.
Comente!