Ciências e Tecnologia

Peixe-Remo: por que ele é conhecido como ‘peixe do juízo final’?

Um peixe-remo da espécie Regalecus glesne encontrado na costa da Nova Zelândia – Imagem: John Barkla/CC-BY-4.0

O peixe-remo (Regalecus glesne), também conhecido como “peixe do juízo final”, é uma criatura marinha que habita as profundezas dos oceanos, geralmente entre 200 e 1.000 metros de profundidade. Com um corpo alongado e prateado, pode atingir impressionantes 11 metros de comprimento e pesar até 200 kg. Sua barbatana dorsal se estende da cabeça até a cauda, e ele possui uma crista vermelha característica no topo da cabeça.

Este peixe ganhou notoriedade devido às superstições japonesas que o associam a presságios de desastres naturais, como terremotos e tsunamis. A crença popular sugere que o aparecimento de peixes-remo próximos à superfície estaria relacionado a movimentos sísmicos, levando à ideia de que seriam mensageiros de catástrofes iminentes.

A origem dessa lenda remonta a eventos como o terremoto e tsunami que atingiram o Japão em 2011, causando a morte de aproximadamente 15 mil pessoas. No ano anterior, diversos peixes-remo foram encontrados encalhados após tempestades, o que levou os moradores locais a associarem essas aparições aos desastres naturais que se seguiram.

No entanto, estudos científicos não encontraram evidências que comprovem a ligação entre o aparecimento de peixes-remo e a ocorrência de terremotos. Pesquisas indicam que fatores como mudanças na temperatura marinha e nas correntes oceânicas podem influenciar o comportamento desses peixes, levando-os a emergir à superfície.